Fispal Tecnologia se firma como principal palco de apresentação de soluções da área de automação para a Indústria de Alimentos e Bebidas

Reunindo expositores como ABB, Omron, Universal Robotics, Festo e Indumak, a Fispal Tecnologia reuniu um só local soluções de automação e robótica para o público que visitou o evento.O uso da tecnologia pneumática para aplicação em automação industrial foi destaque da Festo, que lançou o VTEM - Motion Terminal, que possui aplicativos que podem substituir mais de 50 componentes individuais, desde modificações básicas das funções da válvula de controle direcional até o comportamento proporcional de diferentes perfis de movimento. A fusão de mecânica, eletrônica e software no Motion Terminal da Festo transforma um produto pneumático em uma verdadeira plataforma da Indústria 4.0 e proporciona uma produção flexível.

Trazendo as principais tendências e soluções em robótica e automação de processos industriais para manipulação de alimentos e bebidas, encaixotamento, paletização, segurança e higiene, a ABB apresentou na Fispal Tecnologia o primeiro robô colaborativo do mundo, o YuMi, desenvolvido para trabalhar em conjunto com homem sem oferecer riscos, pois possui braços emborrachados e tecnologia antiesmagamento (ele para em apenas um toque).  Sua versatilidade permite diversas aplicações para a indústria como montagens e componentes de pequeno porte. Durante a realização da feira, o YuMi era uma dos robôs presente no Demonstrador da Indústria 4.0 para o segmento de Alimentos e Bebidas.

Para Marcelo Palavani, Gerente Geral da unidade de negócios de Inversores de Frequência da ABB Brasil, a participação na Fispal Tecnologia foi estratégica para a companhia. “Apostamos no potencial de crescimento do setor de alimentos e bebidas e estar na feira reforçou nosso comprometimento com esse mercado, além de nos possibilitar estar mais perto de clientes e parceiros”.

A Omron trouxe para a feira soluções para automação de máquinas e fábricas com integração entre Lógica, Movimentação, Visão, Segurança e Robótica. Essa integração promove aumento de produtividade, diminuição de tempo de setup de máquinas com uma produção mais flexível que atende as atuais necessidades de customização de produtos e embalagens.

A empresa também apresentou o robô móvel colaborativo LD Mobile, veículo autônomo inteligente, que aumenta a produtividade em operações de manufatura e logística. O robô circulou pela feira, interagindo com os visitantes, e também esteve presente no demonstrador da Indústria 4.0.