Bionics da Festo chamam atenção do público no último dia da Fispal Tecnologia

O último dia da Fispal Tecnologia recebeu uma visita pra lá de tecnológica: os bionics da Festo. Dois robôs inspirados no conceito de Biomimetismo (levar para a indústria conceitos da natureza) chamaram a atenção dos visitantes.

O primeiro deles, o AirJelly, é inspirado no movimento das águas vivas. A inovação desliza pelo ar com a ajuda de seu atuador elétrico central e de um sistema mecânico inteligente e versátil. Controlado remotamente e mantido no ar por um balão cheio de gás hélio, sua única fonte de energia são duas baterias de polímero de íon-lítio conectadas ao atuador elétrico central.

O outro bionic, inspirado nos movimentos dos pinguins, é batizado de Air Penguin. Com nadadeiras de torção passiva, a tecnologia faz com que os pinguins voem para frente e para trás. Os Air Penguins são ultraleves por conta de um balão cheio de hélio. O robô simula com precisão os movimentos de suas contrapartes naturais graças à sua estrutura 3D com o efeito Fin Ray Effect® na frente e nas costas.

Ambos os bionics são exemplos de como a robótica pode se inspirar em animais para automatizar a indústria.