Parceria entre a Fispal Tecnologia e o Senai – SP já atendeu a cerca de 200 empresas do setor de alimentos e bebidas que buscam soluções para implementação de melhorias


Somente nos dois primeiros dias da Fispal Tecnologia, o Lab de Soluções, uma parceria inédita da Fispal Tecnologia com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai – SP, já atendeu a cerca de 200 empresas que passaram pela feira, que começou no dia 27 e segue até 30 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo.

O Lab de Soluções é um espaço exclusivo dentro do evento, onde é possível vivenciar todo processo de geração de ideias para solucionar os desafios das empresas com a ajuda de profissionais de diversas aéreas tecnológicas do órgão.


O projeto teve início antes de a Fispal Tecnologia começar, quando expositores podiam se inscrever no programa, com a explanação de problemas reais de suas indústrias. Os cases escolhidos foram o de uma fabricante de balas de banana, que procura um equipamento que realize o descascamento da fruta in natura de forma eficiente; fabricante de cápsulas de café que busca uniformidade e padronização na extração do café em cápsulas; e, por fim, uma fábrica que quer mudar sua alimentação a vapor, que é ineficiente.


Durante a realização da feira, o Senai vai apresentar as soluções desenvolvidas pela sua equipe de profissionais para estas três empresas, mas que também servem de exemplo para outros empreendedores que procuram por auxílio para melhorar a produtividade de suas respectivas indústrias, destes mesmos segmentos.

“Fomos procurados não só por empresas que enfrentam os mesmos problemas, mas também por outras que buscam melhorias e, principalmente, desenvolvimento de novos produtos. Estamos muito satisfeitos com o perfil do visitante que tem nos procurado, realmente engajados e em busca de melhorias para o setor de A&B”, comenta Cristiana Ambiel, coordenadora de atividades técnicas do SENAI Barra Funda.

Esta é a primeira vez que um Lab de Soluções é realizado dentro de uma feira de negócios e possibilita que o participante / visitante vivencie e acompanhe o processo de geração de ideias em suas diversas faces, agregando valor à realização do evento.