Despertando atenção dos visitantes da feira, o inovador Projeto Indústria 4.0 – Alimentos e Bebidas, desenvolvido em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, Zorfatec Consultoria e MCK Automação Industrial, foi um dos grandes destaques da Fispal Tecnologia.

Com uma linha de produção real, com a explanação das tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente da Manufatura Avançada, que entregava um produto totalmente personalizável, de acordo com as preferências do consumidor, o demonstrador deixou claro que a aplicação do conceito da Indústria 4.0 para o setor de A&B é totalmente possível de ser aplicado no mercado nacional, uma vez que o Brasil já possui tecnologia disponível para tal. 

O pioneiro demonstrador da Indústria 4.0 para o setor de Alimentos e Bebidas contou com a participação de diversas empresas, que tiveram papéis fundamentais para que o público pudesse ter contato com um projeto inovador e totalmente conectado com as tendências do mercado mundial. 

Os patrocinadores na categoria Diamante foram ABB, MCK Automação Industrial, Omron, Perfor e Schneider Eletric; na categoria Ouro Furnax, Paletrans, Phoenix Contact, Rockwell Automation, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac; na categoria Bronze, Beckhoff, Bonfiglioli, Burkert, Cargomax, Cobra Correntes, Dohler, Magnoflux, Sick. 

 

Confira o papel de cada um dos patrocinadores no projeto:

 

ABB – Robôs aplicados na manipulação dos Pratos, Robô colaborativo YUMI, para entrega dos produtos

Omron - Sensores, Interfaces Homem-Máquina e robô móvel autônomo para entrega do produto.

Perfor – Sistema de detector de metais e sistema de raio X, para controle de contaminantes sólidos no produto.

Schneider electric – controles para os módulos de produção, Software de controle de produção (MES).

Furnax – soluções em automação de processos para fechamento de embalagens

Phoenix Contact – interface de dados com as células do processo e administração da rede e segurança.

Rockwell Automation - CLPS para controle dos módulos de produção, Unidades de I/O remotas, Industrial Data Center onde serão executados os programas de supervisão, controle e Gerenciamento.Siemens – CLPs para controle dos módulos de produção, SW de Simulação

Thermo Fischer - Detectores de metais, Sistemas de inspeção por Raio X.

Totvs - Software de Configuração do produto, ERP para controle do demonstrador.Multivac – produção das bandejas plásticas

Beckhoff - PC Industriais para controle dos módulos de produção, Interfaces Homem-Máquina.

Bonfiglioli - Acionamentos aplicados na esteira transportadora.

Cobra Correntes - Esteira transportadora para o processo de produção.

Dohler – coberturas de morango, goiabada e frutas vermelhas.

Magno Flux – integração dos equipamentos e softwares presentes na linha de produção. 

Sick - sensores e componentes para segurança dos equipamentos de produção.

Comprint – impressão de dados variáveis nas embalagens do sorvete, como nome do visitante, informações alusivas à feira, códigos de barras e códigos bi-dimensionais.

São Rafael - Sistema de refrigeração e de isolamento térmico do ambiente de produção.

Os apoiadores foram Abis, Aromitalia, Callebaut, Comprint, CostraFrio, Cutmaker, Elgin, Elvi Cozinhas Profissionais, Eng. Legho Systemas, Euchner Brasil, Festo, Grecco Técnica, HeatCraft, Hipernet, Masterlift, MCPack, Nexlux, São Rafael, SMC e Sorvemaq.