Fale com a assessoria de imprensa da Fispal Tecnologia e aproveite também este canal de comunicação para divulgar a participação da sua empresa na mídia:

SD&PRESS CONSULTORIA

Sergio Duarte – sergio.duarte@sdpress.com.br

Priscila Fabi – priscila.fabi@sdpress.com.br

Mariana Larsson – mariana.larsson@sdpress.com.br

 

Telefone: 11 3759 1333

Site Oficial: www.sdpress.com.br

Confira os Releases dessa edição:

São Paulo será palco da Fispal Tecnologia, o maior evento setorial das Indústrias de Alimentos e Bebidas da América Latina, entre os dias 27 e 30 de junho

O credenciamento já está aberto no site do evento, que deve receber mais de 40 mil visitantes

A indústria de Alimentos e Bebidas não será mais a mesma após a 33ª edição da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, em São Paulo. O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina promete se reafirmar como a principal mostra do segmento, trazendo uma série de inovações para os mais de 40 mil visitantes esperados para esta edição.

A começar pelo novo local. Em 2017, a Fispal Tecnologia acontece pela primeira vez no São Paulo Expo, novo centro de exposições da capital paulista, com instalações modernas, pavilhão totalmente climatizado, e de fácil acesso, próximo ao aeroporto de Congonhas, a estações de metrô e demais malhas de transporte público.

A setorização será mais uma novidade da feira este ano. Os produtos e serviços estarão organizados por segmentos distintos, como máquinas para embalagens, marcação e codificação, processo, equipamentos e acessórios, logística e automação. “Essa setorização da feira garante uma maior agilidade para os visitantes, que devem realizar networking diretamente em sua área de interesse”, afirma Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

Com a participação de grandes empresas, micro e pequenos fabricantes, a Fispal Tecnologia é palco para a realização de negócios e networking entre compradores dos setores da indústria de alimentos e bebidas, química e fármaco, e os fornecedores nacionais e internacionais de máquinas, softwares, automação, rótulos, balanças, processadores até empilhadeiras, esteiras e sistemas de transporte, entre outros produtos.

“A feira reunirá empresários, executivos e profissionais de toda cadeia produtiva das indústrias de alimentos e bebidas. Nesse ambiente, serão demonstrados produtos e serviços inovadores, sustentáveis, alinhados com o conceito de menor custo. Conhecimento, soluções, tendências, concretização de negócios e networking, tudo em um só lugar. Por isso a Fispal Tecnologia é o evento mais importante e completo do setor na América Latina”, ressalta Clélia.

O grande destaque dessa edição fica por conta do demonstrador da Indústria 4.0, realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria. Em uma área de 300 m², os visitantes poderão acompanhar de perto uma linha de produção, que vai gerar um produto personalizável, demonstrando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos no ambiente da “Indústria 4.0”.

Conhecida como a quarta revolução industrial, baseada em informação e conectividade, através do conceito de “Internet das Coisas” (do inglês IoT, Internet of Things), a “Indústria 4.0” tem como objetivo otimizar e modernizar o processo produtivo, levando à redução de custos, ao pleno atendimento das necessidades dos consumidores, com produtos customizados e individuais, e atingindo o mesmo nível de competitividade em custo de processos de produção em massa. Indústria 4.0 é a aplicação mais eficiente dos recursos, proporcionando reduções de custos de manutenção, consumo de energia e insumos, e aumentando a produtividade.

Fórum de Negócios e Lounges da Inovação e da Embalagem

Outro destaque é o Fórum Fispal Tecnologia, que será realizado sob a coordenação técnica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), com apresentações de palestras, debates e cases de sucesso. Durante o evento, especialistas das maiores indústrias de alimentos e bebidas do país debaterão sobre melhorias na gestão industrial, aumento de produtividade e outros assuntos pertinentes ao setor.

Há ainda dois espaços especiais na feira. O primeiro é o Lab de Soluções, voltado à inovação, realizado em parceria com o SENAI Barra Funda, que oferecerá soluções práticas para as empresas do setor de alimentos. O segundo é o Lounge ABRE da Embalagem, uma parceria da Fispal Tecnologia com a Associação Brasileira da Embalagem. O espaço é destinado aos profissionais da área, que vão desde agências que trabalham na criação de peças até pequenos e médios fabricantes, para que haja troca de informações, apresentação de tendências e soluções.

Como visitar

A feira é voltada para profissionais que atuam nas indústrias de alimentos, bebidas, química, farmacêutica, cosmética, laboratorial, de ingredientes e matéria prima, prestadores de serviço e fornecedores para as mesmas. Para visitar a Fispal Tecnologia, basta fazer o cadastro no site http://www.fispaltecnologia.com.br, desde que se encaixe nos seguintes perfis: empresa, entidade de classe, profissional liberal / autônomo ou instituição de ensino. A entrada é gratuita.

 

Baixe aqui o PDF

Setor de embalagens tem destaque na Fispal Tecnologia

A feira, a maior mostra da indústria de Alimentos e Bebidas da América Latina, que acontece em junho, em São Paulo, terá o

exclusivo ‘Lounge ABRE da Embalagem’

 

O segmento de Embalagens é um dos destaques da Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, em São Paulo.

O evento terá um espaço exclusivo aos profissionais do setor, batizado de Lounge ABRE da Embalagem, através de uma parceria da Fispal Tecnologia com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE).

O espaço é destinado aos profissionais da área, que vão desde agências que trabalham na criação de peças até pequenos e médios fabricantes, para que haja troca de informações, apresentação de tendências e soluções.

“Buscamos a parceria com a ABRE para somar esforços e potencializar a presença de empresas da área de embalagens. Nada mais justo do que disponibilizar esta facilidade para os visitantes da Fispal Tecnologia, tendo em vista que a embalagem é o cartão de visita dos produtos, é a vitrine da indústria de A&B”, declara Clélia Iwaki, diretora da feira.

Responsável por movimentar R$ 64 bilhões na economia brasileira, segundo a ABRE, a indústria de embalagens contribui não apenas para o desenvolvimento da indústria nacional, como também para a qualidade de vida da sociedade, uma vez que é a embalagem que viabiliza a distribuição dos produtos em alta escala, com valor agregado, a grandes distâncias, apresentando as informações sobre a empresa, sobre o produto e forma de consumo, para dialogar diretamente, e individualmente, com cada consumidor.

“O desenvolvimento do setor visa atender cada vez melhor a sociedade, e entendemos que momentos como feiras de negócios propiciam a integração da cadeia produtiva com vistas a desenvolver melhores soluções. Esperamos que o Espaço ABRE da Embalagem contribua para a participação de mais empresas na feira Fiscal Tecnologia 2017 e que ao mesmo tempo acolha aqueles que buscam soluções e parcerias”, comenta Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE.

Conheça mais sobre a Fispal Tecnologia

A Fispal Tecnologia é palco para a realização de negócios e networking entre compradores dos setores da indústria de alimentos e bebidas, química e fármaco, e os fornecedores nacionais e internacionais de máquinas, softwares, automação, rótulos, balanças, processadores até empilhadeiras, esteiras e sistemas de transporte, entre outros produtos.

O grande destaque edição 2017 fica por conta do demonstrador da Indústria 4.0, realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria. Em uma área de 300 m², os visitantes serão inseridos em uma linha de produção que vai resultar em um produto personalizável, demonstrando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos no ambiente da “Indústria 4.0”.

Simultaneamente à feira, estará sendo realizado o Fórum Fispal Tecnologia, sob a coordenação técnica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), com apresentações de palestras, debates e cases de sucesso.

Mais informações em www.fispaltecnologia.com.br. O credenciamento para os visitantes já está disponível, através de cadastro no site da feira. Os cadastros realizados até 28 de abril receberão a credencial no endereço indicado, sem custo; após essa data, o visitante deve retirar sua credencial na entrada da feira, a partir do primeiro dia de realização, às 13h do dia 27 de junho.

 

Baixe aqui o PDF

Fispal Tecnologia: o Maior Evento Setorial para as Indústrias Alimentos e Bebidas da América Latina

 

A edição de 2017 será uma reinvenção da mostra com investimentos em mudança de local, setorização do evento e inovação com apresentação da revolucionária Indústria 4.0 para o segmento de A&B. O credenciamento já está aberto para profissionais do setor e para imprensa, através do site www.fispaltecnologia.com.br.

A indústria de Alimentos e Bebidas não será mais a mesma após a 33ª edição da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, em São Paulo. O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina promete se reafirmar como a principal mostra do segmento, trazendo uma série de inovações para os mais de 40 mil visitantes esperados para esta edição.

A começar pelo novo local. Em 2017, a Fispal Tecnologia acontece pela primeira vez no São Paulo Expo, novo centro de exposições da capital paulista, com instalações modernas, pavilhão totalmente climatizado, e de fácil acesso, próximo ao aeroporto de Congonhas, a estações de metrô e demais malhas de transporte público.

A setorização será mais uma novidade da feira este ano. Os produtos e serviços estarão organizados por segmentos distintos, como máquinas para embalagens, marcação e codificação, processo, equipamentos e acessórios, logística e automação. “Essa setorização da feira garante uma maior agilidade para os visitantes, que devem realizar negócios diretamente em sua área de interesse”, afirma Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

Com a participação de grandes empresas, micro e pequenos fabricantes, a Fispal Tecnologia é palco para a realização de negócios e networking entre compradores dos setores da indústria de alimentos e bebidas, química e fármaco, e os fornecedores nacionais e internacionais de máquinas, softwares, automação, rótulos, balanças, processadores e até empilhadeiras, esteiras e sistemas de transporte, entre outros produtos.

“A feira reunirá empresários, executivos e profissionais de toda cadeia produtiva das indústrias de alimentos e bebidas. Nesse ambiente, serão demonstrados produtos e serviços inovadores, sustentáveis, alinhados com o conceito de menor custo. Conhecimento, soluções, tendências, concretização de negócios e networking, tudo em um só lugar. Por isso a Fispal Tecnologia é o evento mais importante e completo do setor na América Latina”, ressalta Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

O grande destaque dessa edição fica por conta do demonstrador da Indústria 4.0, realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação Industrial e Zorfa Tec Consultoria. Em uma área de 300 m², os visitantes serão inseridos em uma linha de produção que vai resultar em um produto personalizável, demonstrando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos no ambiente da “Indústria 4.0”.

Conhecida como a quarta revolução industrial, baseada em informação e conectividade, através do conceito de “Internet das Coisas” (do inglês IoT, Internet of Things), a “Indústria 4.0” tem como objetivo otimizar e modernizar o processo produtivo, levando à redução de custos, ao pleno atendimento das necessidades dos consumidores, com produtos customizados e individuais, e atingindo o mesmo nível de competitividade em custo de processos de produção em massa.

Outras Atrações:

Fórum de Negócios e Lounges Exclusivos

Outro destaque é o Fórum Fispal Tecnologia, que será realizado sob a coordenação técnica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), com apresentações de palestras, debates e cases de sucesso. Durante o evento, especialistas das maiores
indústrias de alimentos e bebidas do país debaterão sobre melhorias na gestão industrial, aumento de produtividade e outros assuntos pertinentes ao setor.

Há ainda dois espaços voltados à inovação e soluções para o segmento. O primeiro é o Lounge da Inovação, realizado em parceria com o SENAI Barra Funda, que oferecerá soluções práticas para as empresas do setor de alimentos. Os empreendedores interessados em participar deverão responder a um formulário online, inscrevendo uma situação existente em sua indústria. A equipe do SENAI escolherá três dos desafios propostos, que serão trabalhados no lounge da feira. No dia 30 de junho, encerramento da Fispal Tecnologia, serão apresentadas as soluções para os problemas selecionados. 

O segundo é o Lounge ABRE da Embalagem, uma parceria da Fispal Tecnologia com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE), destinado aos profissionais da área, que vão desde agências que trabalham na criação de peças até pequenos e médios fabricantes, para que haja troca de informações, apresentação de tendências e soluções.

“O desenvolvimento do setor visa atender cada vez melhor a sociedade, e entendemos que momentos como feiras de negócios propiciam a integração da cadeia produtiva com vistas a desenvolver melhores soluções. Esperamos que o Espaço ABRE da Embalagem contribua para a participação de mais empresas na feira Fiscal Tecnologia 2017 e que ao mesmo tempo acolha aqueles que buscam soluções e parcerias”, comenta Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE.

“Essa iniciativa de espaços exclusivos para atingir públicos-alvo diferentes oferecerá experiências presenciais inéditas aos visitantes e expositores e ampliará a visibilidade e oportunidades de relacionamento”, conclui Clélia Iwaki, diretora da Fispal
Tecnologia.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions é uma unidade negócios do Grupo Informa, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. O grupo possui 100 escritórios espalhados por 40 países, empregando cerca de 9000 funcionários em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, a Informa Exhibitions investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos, marcas e títulos no segmento de exposições e feiras de negócios. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 230 profissionais, a empresa possui em seu portfólio eventos como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign, Feimec, ExpoMafe, Plástico Brasil, High Design, entre outros, perfazendo um total de 23 feiras setoriais.

http://www.informaexhibitions.com.br/

 

33ª Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas

27 a 30 de junho, das 13h às 20h

São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP)
www.fispaltecnologia.com.br

 

Baixe aqui o PDF

O futuro já chegou: Prepare-se para conhecer a Indústria 4.0

A Fispal Tecnologia apresentará o primeiro demonstrador de Manufatura Avançada para os setores de Alimentos e Bebidas

O termo Indústria 4.0, ou Manufatura Avançada, começou a ser difundido na Feira Hannover, na Alemanha, em 2011, por meio de um programa de estratégias do governo alemão. Trata-se da quarta fase da Revolução Industrial, que tem como

proposta conectar máquinas, sistemas e pessoas ao processo produtivo, utilizando a tecnologia da “Internet das Coisas” (do inglês IoT, Internet of Things), Big Data e conceitos de virtualização.  

Seu principal objetivo é otimizar e modernizar as linhas de produção das indústrias, levando à redução de custos, maior personalização de produtos, utilização mais eficiente de recursos, menor margem de erro, controle de matérias-primas, além de uma logística de distribuição melhorada.

A primeira Revolução Industrial aconteceu no século 18 com o uso de  máquinas a vapor. A segunda fase, no século 19, veio com o desenvolvimento da energia elétrica e da produção em massa. Em 1969, com a inserção dos computadores ao chão de fábrica, chegou-se à era da automação, baseada no uso da eletrônica e da Tecnologia da Informação.

Desde a criação do termo Indústria 4.0, em 2011, esta é uma fase de transição até a chegada da quarta Revolução Industrial. E para apresentar o que o futuro reserva, a Fispal Tecnologia contará com um demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas pela primeira vez no Brasil. Em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria, a feira promoverá uma inédita experiência para o visitante: uma linha de produção que vai resultar em um produto personalizável, demonstrando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos no ambiente da “Indústria 4.0”.

“Através de pesquisas realizadas nas últimas edições da Fispal Tecnologia, constatamos o interesse dos visitantes sobre o tema inovação, especialmente, as pequenas e médias indústrias, que correspondem a cerca de 95% do mercado brasileiro. Entendemos que é uma responsabilidade da Informa Exhibitions, como organizadora do evento, atender à expectativa do público; por isso fomos buscar parceiros para este inovador projeto”, declara Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

A 33ª edição da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas – será realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h. Este ano a feira acontece no São Paulo Expo, em São Paulo, novo centro de exposições da capital paulista, que garante maior conforto aos visitantes. O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina promete se reafirmar como a principal mostra do segmento, trazendo uma série de inovações para os mais de 40 mil visitantes esperados para esta edição. São mais 400 expositores nacionais e internacionais, divididos em setores como, máquinas para embalagens, marcação e codificação, embalagem e processo, equipamentos e acessórios, automação e logística.

A programação conta ainda com o Fórum Fispal de Tecnologia, realizado sob a coordenação técnica do Ital (Instituto de tecnologia de alimentos), com apresentação de palestras, debates e cases dos maiores especialistas das indústrias de alimentos e bebidas do país.

Como visitar

A mostra é voltada para profissionais que atuam nas indústrias de alimentos, bebidas, química, farmacêutica, cosmética, laboratorial, de ingredientes e matéria prima, prestadores de serviço e fornecedores para as mesmas. Para visitar a Fispal Tecnologia, basta fazer o cadastro no site http://www.fispaltecnologia.com.br.

 

Baixe aqui o PDF

Setor de embalagens é destaque na Fispal Tecnologia

A maior feira da indústria de Alimentos e Bebidas da América Latina, que acontece em junho, em São Paulo, terá o exclusivo ‘Lounge ABRE da Embalagem’

A Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, reconhecerá a importância das embalagens com um espaço exclusivo aos profissionais do setor. Batizado de “Lounge ABRE da Embalagem”, a iniciativa é uma parceria com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE).

“Buscamos a parceria com a ABRE para somar esforços e potencializar a presença de empresas da área de embalagens. Nada mais justo do que disponibilizar esta facilidade para os visitantes da Fispal Tecnologia, tendo em vista que a embalagem é o cartão de visita dos produtos, é a vitrine da indústria de A&B”, declara Clélia Iwaki, diretora da feira.

O Lounge é destinado aos especialistas que atuam nessa importante área que movimentou R$ 64 bilhões na economia
brasileira em 2016. Seu principal objetivo é reunir os profissionais que atuam em agências responsáveis pela criação de peças até pequenos e médios fabricantes, potencializando a troca de informações, apresentação de tendências e soluções
para o segmento.

“O desenvolvimento do setor visa atender cada vez melhor a sociedade, e entendemos que momentos como feiras de negócios propiciam a integração da cadeia produtiva com vistas a desenvolver melhores soluções. Esperamos que o Espaço ABRE da Embalagem contribua para a participação de mais empresas na feira Fispal Tecnologia 2017 e que ao mesmo tempo acolha aqueles que buscam soluções e parcerias”, comenta Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE.

Prêmio Consagrará Melhores Embalagens do País Junto à 33ª Fispal Tecnologia, ocorrerá a 17ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, eleição que consagra as melhores embalagens do Brasil. Uma comissão julgadora formada por grandes profissionais do setor analisará características como qualidade, inovação e criatividade, design gráfico e estrutural, tecnologia e marketing para selecionar os vencedores em seis módulos diferentes. Os visitantes e expositores da feira também poderão participar elegendo a melhor embalagem na categoria “Voto Popular”.

“Esse prêmio já é uma referência para o setor e a participação do público contribui ainda mais para isso. A opinião dos participantes da Fispal Tecnologia é muito importante e qualificada para consagrar as embalagens que realmente se destacaram no mercado”, explica Clélia Iwaki, diretora da feira.

O Lounge da Embalagem receberá também o Circuito ABRE de Palestras, que contará com aproximadamente 25 apresentações de até 20 minutos de associados da Entidade. A participação é aberta aos visitantes durante todos os dias da
feira, não sendo necessária a realização de inscrição prévia. 

Conheça Mais sobre a Fispal Tecnologia

A Fispal Tecnologia é palco para a realização de negócios e networking entre compradores dos setores da indústria de alimentos e bebidas, química e fármaco, e os fornecedores nacionais e internacionais de máquinas para embalagens, embalagens, marcação, codificação, logística, automação, entre outros.

O grande destaque da edição fica por conta do demonstrador da Indústria 4.0, realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria. Em uma área de 300 m², os visitantes conhecerão uma linha de produção que vai resultar em um produto personalizável, demonstrando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos no ambiente da “Indústria 4.0”.

O pioneiro demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores na categoria Diamante as empresas ABB, OMRON, PERFOR e SCHNEIDER ELETRIC; na categoria Ouro ALPHAQUIP, FURNAX, PHOENIX CONTACT, Rockwell Automotive, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac e na categoria Bronze BECKHOFF, BONFIGLIOLI, BURKERT, COBRA CORRENTES, DOHLER e SICK.

Simultaneamente à feira, será realizado o Fórum Fispal Tecnologia, sob a coordenação técnica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), com apresentações de palestras, debates e cases de sucesso. Durante o evento, especialistas das maiores
indústrias de alimentos e bebidas do país debaterão sobre melhorias na gestão industrial, aumento de produtividade e outros assuntos pertinentes ao setor.

Mais informações em www.fispaltecnologia.com.br. 

O credenciamento para os visitantes já está disponível, através de cadastro no site da feira.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions é uma unidade negócios do Grupo Informa, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. O grupo possui 100 escritórios espalhados por 40 países, empregando cerca de 9000 funcionários em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, a Informa Exhibitions investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos, marcas e títulos no segmento de exposições e feiras de negócios. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 230 profissionais, a empresa possui em seu portfólio eventos como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, ExpoMafe, Plástico Brasil, High Design Expo, entre outros, perfazendo um total de 23 feiras setoriais.

http://www.informaexhibitions.com.br/

 

33ª Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas

27 a 30 de junho, das 13h às 20h

São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP)


www.fispaltecnologia.com.br

 

Baixe aqui o PDF

A Indústria 4.0 no Brasil: o que é necessário para sua implantação

 

No Brasil, o debate sobre a Indústria 4.0 começa a ganhar espaço. Também conhecida como a quarta revolução industrial, ela tem como proposta conectar máquinas, sistemas e pessoas ao processo produtivo, utilizando a tecnologia da “Internet das Coisas” (do inglês IoT, Internet of Things), Big Data, digitalização e conceitos de virtualização. Como benefício, gera redução de custos, utilização mais eficiente de recursos e infinitas possibilidades de customização. Mas será que a indústria brasileira já está preparada para essa revolução?

Segundo pesquisa realizada pela Accenture, o uso de tecnologias ligadas à internet das coisas nos diversos setores da economia deverá impactar o PIB (Produto Interno Bruto) em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030. O ganho pode alcançar US$210 bilhões, caso o Brasil crie condições para acelerar a absorção das tecnologias relacionadas, o que depende de melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, programas de difusão tecnológica, aperfeiçoamento regulatório, entre outros.

Em países como Alemanha, Estados Unidos e França, a Indústria 4.0 já é uma realidade que recebe amplo apoio de seus governos, que tratam o assunto como uma questão de Estado, incentivando o seu desenvolvimento. A cadeia industrial desses países também se encontra em um estágio mais avançado, dispondo da tecnologia necessária para implantar a quarta revolução industrial.

De acordo com o consultor de Indústria 4.0 Paulo Roberto dos Santos, muitas empresas do país ainda estão entrando na chamada terceira revolução industrial, que trouxe os computadores para o chão de fábrica e difundiu o uso da automação, eletrônica e Tecnologia da Informação. Mesmo assim é possível pular etapas para acompanhar os demais países.

“A indústria no Brasil se encontra em diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Mas podemos garantir, inclusive pela variedade de empresas e possibilidades que existem no país, que a migração para a Indústria 4.0 poderá ocorrer até em empresas de médio e pequeno porte, permitindo ganhos em competitividade. É seguro afirmar que já dispomos das tecnologias necessárias para a implantação da Indústria 4.0 por aqui”, explica.

Como será no futuro

Para comprovar que o Brasil já está preparado para quarta Revolução Industrial, a 33ª edição da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas – contará com um demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de A&B. Inédita no país, a iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria.  

“Os visitantes da feira terão a oportunidade de acompanhar de perto uma linha de produção que vai resultar em um produto customizado, evidenciando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos da ‘Indústria 4.0’. Eles
verão como será uma fábrica do futuro, que integrará robótica, internet das coisas, virtualização, Big Data e outros recursos”, explica Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

O demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores as empresas ABB, OMRON, PERFOR, SCHNEIDER ELETRIC, na categoria Diamante; ALPHAQUIP, FURNAX, PHOENIX CONTACT, Rockwell Automotive, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS, na categoria Ouro; Multivac, categoria Prata; e BECKHOFF, BONFIGLIOLI, BURKERT, COBRA CORRENTES, DOHLER e SICK, na categoria Bronze.

Venha conhecer

Realizada pela Informa Exhibitions, a Fipal Tecnologia é palco para a realização de negócios e networking entre compradores dos setores da indústria de alimentos e bebidas, química e fármaco, e os fornecedores nacionais e internacionais de máquinas, softwares, automação, rótulos, balanças, processadores e até empilhadeiras, esteiras e sistemas de transporte, entre outros produtos. Para visitar, basta fazer o cadastro no site http://www.fispaltecnologia.com.br.

 

Baixe aqui o PDF