RELEASES

Novembro 2019

Junho 2019

Inovação é tema principal da próxima

edição da Fispal Tecnologia

 Em evento para 150 convidados, Fispal Tecnologia apresenta o conceito da edição de 2020

Atrações trazem à tona a importância da inovação da indústria de alimentos, bebidas e embalagem

Para ajudar a indústria de alimentos e bebidas a se movimentar e acompanhar a evolução e transformação do comportamento do consumidor, a Fispal Tecnologia (maior feira da indústria de alimentos, bebidas e embalagens) terá a inovação como tema principal da sua próxima edição, que acontecerá de 16 a 19 de junho de 2020, no São Paulo Expo, em São Paulo.

No encontro promovido pela Fispal Tecnologia no dia 12 de novembro, que reuniu expositores da feira, convidados de diversos setores e parceiros, foram apresentadas as atrações já confirmadas para a próxima edição. “O consumidor mudou e faz com que a indústria e toda a cadeia também entrem nesse processo de transformação. O mercado precisa acompanhar de perto esses novos hábitos. São novas oportunidades de negócios surgindo, é preciso inovar, pensar fora da caixa, e a Fispal Tecnologia assume o compromisso de oferecer novas soluções, conteúdo e insights para que a indústria possa inovar e continuar evoluindo”, comenta Marina Cappi, show manager da Fispal Tec.

Arena de conteúdo apresenta novidades
Sucesso nas últimas edições, a Arena FispalTEC traz 3 novos fóruns e continua sendo a maior plataforma de conteúdo para a indústria de alimentos, bebidas e embalagens. “A expectativa é trazer 600 participantes ao dia, que poderão conferir nos palcos um conteúdo direcionado e relevante”, complementa Marina.
Os 3 palcos receberão os fóruns de Gestão Industrial, Fórum Tecnodrink, Fórum de Embalagens e Fórum de Marketing Digital. Além disso, estreiam em 2020 os Fóruns de Inovação, de Laticínios e o Fórum TecnoCarne – trazendo um conteúdo técnico para o mercado de proteína animal.

Parceria com Governo do Estado de São Paulo
A Fispal Tecnologia foi escolhida pelo Governo do Estado de São Paulo como a plataforma para impulsionar o desenvolvimento da cadeia de alimentos e bebidas. “A ideia deste projeto surgiu durante a Fispal Tecnologia 2019, quando o governador João Dória participou na Plenária de Abertura da Arena FispalTEC e mostra o poder que a feira tem como geradora de oportunidades, conhecimento e experiências para toda a cadeia”, comenta Clelia Iwaki, diretora do núcleo de Alimentos e Bebidas da Informa Markets, no qual a Fispal Tecnologia faz parte.
Concentrando todas os projetos e iniciativas do Estado de São Paulo em um mesmo local, a atração vai oferecer ao visitante treinamentos e acesso a linhas de crédito vai Banco do Povo Paulista, Desenvolve São Paulo – Agência de Desenvolvimento Paulista, ITAL, Sebrae-SP, Centro Paula Souza, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Investe São Paulo e Jucesp.

Inovação no mercado de embalagem ganha mais força em 2020
“É inegável a importância do mercado de embalagens para a Fispal Tecnologia. Por isso mesmo, decidimos criar uma atração que trouxesse o que há de mais inovador neste mercado e que permita o nosso visitante a pensar em novas soluções para a sua empresa, é uma atração inédita e temos certeza que irá surpreender o mercado”, comenta Marina Cappi.

O Innova Pack vai fornecer um espaço colaborativo de co-criação para toda a cadeia de valor de embalagem – do fabricante da matéria-prima, passando pelo transformador, convertedor, brand owner, varejo e reciclador, para que possam conhecer e discutir sobre as tendências, tecnologias e novas experiências.
Com parceiros de peso, a atração promete oferecer uma experiência única aos visitantes. No espaço, além de empresas que estarão apresentando seus projetos, será possível entender sobre design de embalagem – uma parceria com Mario Narita, da Narita Strategic Design, uma galeria de embalagens vencedoras do prêmio WorldStar, realizado pela WPO (World Packaging Organisation), conferir projetos de realidade aumentada, embalagem conectada, apresentados pela Massfar e apresentação de conteúdos focados em um palco especial.

Experiência em inovação em um espaço exclusivo
Para valorizar o desenvolvimento de novos produtos na indústria de alimentos e bebidas, a Fispal Tecnologia se juntou a importantes parceiros e criou a FoodFlix, uma atração que vai trazer mais informações sobre ingredientes e processos de fabricação e novos produtos.
Em ação conjunta com o Senai, Fispal Tecnologia, e Food & Ingredients South America, sua primeira edição tem como foco temas como saudabilidade, nutracêuticos, veganos e vegetarianos – com destaque para o desenvolvimento de sorvetes.

Startups estarão presentes em atração especial
As startups possuem grande importância neste momento de transformação do mercado. Por isso, a Fispal Tecnologia apresenta a Conexão Startup e Mercado, com empresas que vão apresentar soluções e inovações do mercado e criar um ecossistema de inovação. “A ideia é construir um espaço de matchmaking com startups, expositores e visitantes”, explica Clélia Iwaki.

Rodada de Negócios Internacional
Realizada junto ao INP – Instituto Nacional do Plástico, em parceria com a Apex-Brasil –Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com o apoio institucional da ABIPLAST –Associação Brasileira da Indústria do Plástico e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química. A rodada trará 10 compradores internacionais, sendo eles consumidores ou distribuidores de insumos plásticos transformados provenientes da América do Sul.

Cafezinho com Tecnologia volta em sua segunda edição
“Esse é um espaço para que as empresas possam descobrir como podem iniciar a jornada de transformação digital de uma forma simples”, comenta Marina Cappi. Em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, o espaço funcionará como um lounge para networking, fomentando a discussão da aplicação de tecnologias como IOT, robótica, indústria 4.0, entre outros.

Indústria Vegana
Realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, a atração conta com a exposição de produtos certificados com degustação, além de informações sobre a substituição de ingredientes veganos em produtos já existentes.

Visitas Técnicas
Sucesso em 2019, a atração volta com mais força. Visitantes e profissionais da indústria poderão participar de visitas guiadas a fábricas de alimentos e bebidas para o entendimento de todo o processo de fabricação.

Arena da Cerveja Artesanal
Em sua terceira edição, a atração retorna com uma grade exclusiva de palestras sobre o mercado – no qual os participantes poderão participar de uma degustação de cervejas. Além disso, o espaço também oferecerá uma consultoria gratuita sobre inovação de produtos e passos para abrir uma cervejaria.
Ao final do evento, os convidados ainda puderam conferir uma palestra de Lincoln Seragini, importante designer e consultor de branding, que falou sobre a inovação no mercado de embalagens.

Sobre a Fispal Tecnologia
A Fispal Tecnologia é o evento referência em soluções para as Indústrias de Alimentos, Bebidas e Embalagens chega à sua 36ª edição em 2020. São 4 dias de feira e atrações de conteúdo no mais moderno pavilhão de São Paulo, o São Paulo Expo, além das principais soluções em equipamentos, produtos, tecnologias, serviços e inovações para quem quer a acompanhar as novidades e as tendências do segmento, expandir sua rede de relacionamentos e fazer novos negócios.
Saiba mais em: www.fispaltecnologia.com.br

Sobre a Informa Markets
A Informa Markets, organizadora da Fispal Tecnologia, cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer, com portfólio composto globalmente por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. A Informa Markets oferece aos seus clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, experiências e negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. 

Fispal Tecnologia Comemora Resultados em

sua 35ª Edição e se consolida como plataforma

de novos negócios, inovação e conteúdo

Feira reuniu 480 expositores com soluções, equipamentos, tecnologia e tendências

para as indústrias de alimentos e bebidas. Arena FispalTec e as novas atrações

contribuíram para mais de 200 horas de conteúdo com grandes nomes do mercado

        Link de acesso para fotos dessa edição: https://bit.ly/326rTMa

A 35ª Fispal Tecnologia, maior e mais completa feira para a indústria de alimentos e bebidas da América Latina, apresentou para 39.370 mil visitantes as principais soluções, equipamentos, serviços, inovações e tendências de mais de 1.500 marcas expositoras. A edição comemorativa, que foi realizada de 25 a 28 de junho, no São Paulo Expo, contou ainda com conteúdo relevante e atrações que ajudaram a aprimorar o conhecimento dos profissionais que estiveram presentes no evento.
Para Marina Cappi, Show Manager da feira, a ampliação do espaço de conteúdo foi o grande destaque dessa edição, proporcionando uma plataforma com mais de 200 horas de palestras. “Para a Fispal Tecnologia é muito importante oferecer essa oportunidade para os  nossos visitantes estabelecerem o contato com representantes de grandes empresas e terem acesso a cases e experiências bem-sucedidas”, comenta.    
A edição comemorativa de 35 anos atraiu para o pavilhão mais de 100 novas empresas expositoras, ampliando o mix de produtos, serviços e soluções para a indústria, além de fortalecer o posicionamento da Fispal como o palco para o lançamento de tecnologias e inovações do setor.
Além disso, explica Marina, “O aumento no interesse dos novos expositores está diretamente relacionado a participação cada vez maior de tomadores de decisão, que realmente buscam a feira por ela ser um ambiente de negócios propício para estabelecer novos contatos e parcerias”. A executiva complementa que a Fispal Tecnologia traz cada vez mais soluções para empresas de todos os portes, desde as pequenas até as grandes.
 
Bons Frutos
O ambiente da Fispal Tecnologia foi comprovadamente propício para prospecção e fechamento de novos negócios. A Bramak, que produz máquinas envasadoras, por exemplo, superou todas as metas estipuladas para esta edição. De acordo com Felicio Granato, CEO da empresa de Piracicaba, interior de São Paulo, houve um acréscimo de 200% em vendas de máquinas na comparação com o ano passado. “Fechamos negócios e, ainda, conseguimos fazer novas prospecções em todos os dias da feira”, diz. Para se ter uma ideia do bom desempenho da empresa durante o evento, todas as 12 máquinas expostas no estande foram vendidas. “E ainda temos chances de fechar mais negócios que foram iniciados na feira ao decorrer deste ano”, finaliza.
O Grupo SMI, produtor global de engarrafadoras e máquinas de embalagens, teve nesta edição um dos melhores resultados já obtidos na feira. José Ademir Morgillo, administrador da SMI conta que nos quatro dias de evento foram vendidos oito equipamentos de alto valor agregado. Isso é 50% superior ao registrado no ano passado. “A melhoria do cenário econômico e todo o trabalho de Marketing da Fispal Tecnologia ajudaram a atrair um público interessado em fechar negócios”, diz.
Com matriz em Joinville, Santa Catarina, a empresa Termotécnica – que produz desde soluções para embalagens até componentes – estreou sua participação na Fispal Tecnologia com foco na expansão de seus nichos de atuação. Segundo Nivaldo Fernandes de Oliveira, diretor superintendente da empresa, a Fispal forneceu o contato e prospecção em novos e diferentes segmentos. “A feira nos proporcionou uma grande diversidade e, também, um público mais qualificado”, disse o executivo.
 
Oportunidades de Negócios
Para estimular ainda mais o fechamento de novos negócios, a Fispal Tecnologia promoveu duas rodadas de negócios.  A estreia da internacional que contou com compradores da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai e movimentou mais de R$ 13 milhões. Já a rodada nacional gerou mais de R$10 milhões em receita, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano passado.
A Fispal Tecnologia fechou parcerias com importantes entidades representativas da indústria de alimentos da América do Sul. Entre elas, estão CEPALI – Câmara de Empresas Paraguaias de Alimentação; CIALI – Câmara Internacional de Alimentos; Chile Alimentos – Associação das Empresas de Alimentos do Chile; e Redalimentaria.
Presente na Fispal Tecnologia há 20 anos, a Raumak esteve na rodada internacional pela primeira vez. De acordo com Rodolfo Schatz Silva, gerente de exportação da empresa, as reuniões foram muito objetivas e contaram com clientes em busca da consolidação de negócios. “Estou saindo daqui com seis oportunidades, sendo cinco delas concretas de negócios, além de um possível novo representante. Foi uma oportunidade excelente para apresentar, mais a fundo, nossas máquinas e entender mais o que o cliente precisa”.
 
Pavilhões Internacionais
A Fispal Tecnologia mostrou sua força internacional com o aumento de 12% em área de exposição internacional na comparação com a edição do ano passado. A feira reuniu 71 empresas de 13 diferentes nações e contou com pavilhões da França, China, Turquia, Itália e dos Estados Unidos. 
Segundo Erica Di Giovancarlo, diretora geral para o Brasil da ITA - Italian Trade Agency, é a segunda vez consecutiva que o Pavilhão Italiano está na Fispal Tecnologia. Este ano está em um espaço de exposição maior e com nove empresas, três a mais que em 2018.  "É quase unânime o sentimento de satisfação com relação aos novos contatos desenvolvidos e novos projetos que, num futuro breve, poderão evoluir para negociações e novos contratos", comenta.
A visitação internacional também foi impulsionada este ano. Nos quatro dias, a feira contou com a presença de visitantes de 42 países.
 
Arena de Conteúdo
O governador de São Paulo, João Doria, juntamente com o diretor do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), Luis Madi, e o presidente do grupo Informa, Marco Basso, participaram da plenária de abertura da Arena de Contéudo FispalTec, a grande novidade dessa edição do evento, composta por 4 grandes Fóruns: o Fórum Fispal Tecnologia, que tratou da gestão fabril e da Indústria 4.0; o TecnoDrink, com conteúdo voltado para o setor de bebidas; o Fórum de Embalagens, que abordou as principais tendências e inovações para embalagens; e o Fórum de Marketing Digital que apresentou cases de marketing digital para a indústria de alimentos e bebidas.
Na ocasião, Doria enfatizou a importância do estado de São Paulo para a economia do País e o papel das indústrias de alimentos e bebidas neste contexto. Além dos fóruns, o público pôde acompanhar uma ampla programação com conteúdo de entidades e associações parceiras, como a ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos; ABIMAPI - Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados; ABIQ - Associação Brasileira das Indústrias de Queijo; ABIS - Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes; Abiad - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres; AmazonasCap; Afrebras - Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil e do Instituto de Tecnologia SENAI, e que contou com a participação de 580 congressistas.
O economista Ricardo Amorim foi o Keynote Speaker da Arena FispalTec. Com atuação no mercado financeiro desde 1992,ele compartilha atualmente todo seu conhecimento através de palestras e consultorias. Durante o evento, Amorim apresentou uma análise da conjuntura econômica atual do Brasil e do cenário das indústrias de alimentos e bebidas.
A Arena FispalTec reuniu também entre seus palestrantes executivos de grandes empresas, como Ambev, Nestlé, PepsiCo, Danone, Coca-Cola, Grupo Petrópolis, Kraft Heinz, Seara, Heineken, Natura, Klabin, Tetra Pak, entre outros.
 
Experiências e Consultorias
Os visitantes da feira também tiveram acesso a uma série de experiências e consultorias gratuitas para aprimorar os seus negócios. O Cafézinho com Tecnologia foi desenvolvido com o Instituto Mauá de Tecnologia e teve como objetivo mostrar para as pequenas e médias indústrias como iniciar a jornada de transformação digital.
A Opção Vegana, realizada com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), ofereceu um plantão gratuito para esclarecer dúvidas sobre o processo de inclusão de receitas ou produtos veganos no portfólio das indústrias. Os visitantes também tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre o assunto.
A Arena da Cerveja Artesanal, que contou com mais de 100 horas de conteúdo de especialistas do Instituto da Cerveja Brasil, degustações e consultorias gratuitas, foi também um grande sucesso de público. O espaço recebeu mais de mil visitas de empreendedores e fabricantes da bebida que puderam se atualizar sobre matérias primas, escolas internacionais de cerveja e processos produtivos.
Na Fispal Tec Experience, os visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto como a transformar embalagens em experiências, utilizando a realidade aumentada e puderam compreender melhor as vantagens proporcionadas por essa tecnologia.
As visitas técnicas às sedes de indústrias de alimentos e bebidas também foi outra novidade da 35ª da Fispal Tecnologia. Cerca de 150 participantes foram conhecer as unidades industriais da Nespresso, Grupo Petrópolis, Wessel, além da Microcervejaria do Instituto da Cerveja Brasil.
 
Qualidade de Ensino
A participação do Instituto SENAI, que é referência no ensino profissional, foi ampliada na 35ª edição da Fispal Tecnologia. O público presente pôde saber mais sobre a evolução da automação industrial na Escola Móvel Indústria 4.0 e ver deperto a integração de tecnologias que otimizam o processo produtivo.   
O Lab de Soluções resolveu os desafios de inovação de duas indústrias com a ajuda de profissionais de diversas áreas tecnológicas do SENAI. A Minerva Foods estava em busca de um sistema de medição online de pH no processo deresfriamento da carne e a Ananse Química recorreu aos especialistas do SENAI para promover uma experiência olfativa sem precisar abrir a embalagem de um produto, ou seja, utilizar o olfato a favor da marca para que o cliente seja atraído pelo cheiro.
Já o Lounge de Inovação trouxe 10 produtos totalmente inovadores que foram criados por alunos do Instituto SENAI. Chamaram a atenção dos visitantes uma embalagem comestível com resíduos de laranja, a linguiça vegana de jaca e o Donopet, um snack saudável para humanos e pets. O próximo passo é captar indústrias que buscam alimentos e bebidas inéditos e com formulação pronta para serem fabricados e lançados no mercado.
O Instituto SENAI também esteve à frente do Startups Pitches que reuniu Foods Techs que demonstraram soluções para as indústrias de alimentos e bebidas.
 
Espaço da Embalagem
A Fispal Tecnologia contou, mais uma vez, com o Lounge ABRE da Embalagem, realizado em parceria com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE). No espaço, o Circuito ABRE de Palestras recebeu representantes de empresas associadas à entidade em palestras de 20 minutos que abordaram novas tecnologias, design e inovação. Além de oferecer conteúdo, o Lounge recebeu os votos para o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira na categoria “Voto Popular”.
 
Sobre a Fispal
A marca Fispal, que começou como um encontro de engenheiros chamado Feira de Insumos para Alimentos, no Palácio de Convenções do Anhembi, hoje representa o maior encontro do setor na América Latina. Em 2001, com o objetivo de atender a indústria de alimentos e bebidas e o setor de alimentação fora do lar, a Fispal se segmentou em duas feiras: Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de alimentos e Bebidas e a Fispal Food Service: Feira internacional de produtos e serviços para alimentação fora do lar. A marca ainda agregou a Fispal Sorvetes – Feira de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional e a Fispal Café: Feira de negócios par ao setor Cafeeiro. As feiras, que hoje acompanham as mudanças e a evolução do mercado no Brasil e no mundo, são marcadas pelo lançamento de novas tecnologias,  produtos, profissionalização de mão de obra e pela expansão para novos mercados. Atualmente, a marca Fispal é composta de feiras que atendem toda a cadeia de alimentos e bebidas, desde a matéria-prima, passando por máquinas, equipamentos e processos, chegando até o setor de alimentação fora do lar. 
Saiba mais em: www.fispal.com.br
 
Sobre a Informa Markets 
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Para mais informações, visite: www.informamarkets.com