Releases 2019:

Fispal Tecnologia: 35 anos Alimentando Negócios

  • Edição comemorativa da mais importante feira para a indústria de Alimentos e Bebidas da América Latina reunirá novas atrações
  • Áreas para conteúdo técnico também serão ampliadas, contribuindo ainda mais para a atualização profissional dos visitantes  

A Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de Alimentos e Bebidas, completa 35 anos em 2019 e promoverá uma edição ainda mais completa e com uma série de inovações para os participantes. Realizado pela Informa Exhibitions, entre os dias 25 e 28 de junho, no São Paulo Expo, o evento que reunirá mais de 400 expositores, terá como principal destaque a Arena Fispal Tec, novo espaço 360° para 600 participantes com painéis, palestras e debates.

A programação contará com o TecnoDrink, onde grandes players do mercado vão debater soluções para o crescimento e desenvolvimento do setor de bebidas; o 3° Fórum Fispal Tecnologia, que recebe, entre os palestrantes, representantes de grandes indústrias do País; e o Fórum de Embalagens, principal ponto de encontro desse importante segmento.

A Arena terá ainda conteúdos apresentados por entidades e associações parceiras, como ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados; ABIQ - Associação Brasileira das Indústrias de Queijo; e ABIS - Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes; ABIA – Associação das Indústrias da Alimentação; ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres.

Como apoio de conteúdo e institucional, a feira já conta com ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos, que será coordenador da Plenária de Abertura; ABRACERVA - Associação Brasileira de Cerveja Artesanal; CERVBRASIL- Associação Brasileira da Indústria da Cerveja e a Afrebras – Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil.

“O visitante da Fispal Tecnologia tem bastante interesse em se atualizar e conhecer as principais tendências da indústria de Alimentos e Bebidas. Por isso estamos trabalhando para oferecer uma grande variedade de temas que vão realmente impactar de forma positiva nos negócios”, explica Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions.

A parceria de sucesso com o SENAI também será ampliada para o ano que vem, já que a entidade estará à frente de uma nova versão do Demonstrador da Indústria 4.0 – voltada para a indústria de bebidas. Retornam na próxima edição o Lab de Soluções, atração que resolve os desafios de empresas com a ajuda de profissionais de diversas áreas tecnológicas do Instituto, e o Lounge de Inovação, que reunirá 10 produtos inéditos e com formulação pronta para ir ao mercado.

Pelo terceiro ano consecutivo, o INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA levará para a feira os conceitos da indústria 4.0 através de tecnologias já disponíveis no Brasil e que podem endereçar maior produtividade e competitividade à indústria brasileira de alimentação.

Realizado com o apoio da Associação Brasileira da Embalagem (ABRE), o Lounge ABRE da Embalagem, reunirá os profissionais que atuam em agências de criação de peças e pequenos e médios fabricantes para potencializar a troca de informações e mostrar as principais tendências e soluções para o segmento. O espaço terá ainda o Circuito ABRE de Palestras, com apresentações de 20 minutos sobre novas tecnologias e design.

Outra atração confirmada é a Arena da Cerveja Artesanal, que foi lançada na edição 2018, e voltará ainda mais completa. Idealizada em conjunto com o Instituto Cerveja Brasil, o espaço oferecerá palestras para incentivar a troca de conhecimento sobre este crescente mercado com degustação de cervejas, oferecendo uma melhor experiência para o visitante e consultoria gratuita de 15 minutos, sobre dois temas: quais os próximos passos para criação de uma cervejaria artesanal e inovação de produtos.

MERCADO INTERNACIONAL

Para ampliar a participação de expositores e visitantes internacionais, a Fispal Tecnologia promoverá uma Rodada de Negócios para o mercado externo, com a presença de tomadores de decisão em busca de novas tecnologias, produtos e fornecedores, além de uma Rodada para mercado brasileiro.

Outra iniciativa para atrair esse público é a criação de uma versão em espanhol do canal de conteúdo Fispal Digital, que estará no ar a partir de janeiro de 2019.

“Nesses 35 anos demos um grande salto em termos de qualidade e quantidade na participação interna. Agora, o objetivo é expandir os mercados e fortalecer a feira em âmbito internacional”, conclui Clélia Iwaki.

SOBRE A FISPAL

A marca Fispal, que começou como um encontro de engenheiros chamado Feira de Insumos para Alimentos, no Palácio de Convenções do Anhembi, hoje representa o maior encontro do setor na América Latina. Em 2001, com o objetivo de atender a indústria de alimentos e bebidas e o setor de alimentação fora do lar, a Fispal se segmentou em duas feiras: Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de alimentos e Bebidas e a Fispal Food Service: Feira internacional de produtos e serviços para alimentação fora do lar. A marca ainda agregou a Fispal Sorvetes – Feira de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional e a Fispal Café: Feira de negócios par ao setor Cafeeiro.

As feiras, que hoje acompanham as mudanças e a evolução do mercado no Brasil e no mundo, são marcadas pelo lançamento de novas tecnologias, produtos, profissionalização de mão de obra e pela expansão para novos mercados. Atualmente, a marca Fispal é composta de feiras que atendem toda a cadeia de alimentos e bebidas, desde a matéria-prima, passando por máquinas, equipamentos e processos, chegando até o setor de alimentação fora do lar.

Baixe aqui em .doc

Releases 2018:

Fispal Tecnologia encerra edição 2018 e já prepara evento surpreendente para a comemoração dos seus 35 anos

Mostra realizada no SP Expo reuniu mais de 38 mil pessoas que conferiram as recentes tecnologias desenvolvidas para o setor de alimentos e bebidas distribuídas em 440 expositores

A 34ª edição da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para Indústria de Alimentos e Bebidas – que ocorreu de 26 a 29 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo, chegou em seu último dia com seu melhor resultado já registrado com relação a qualificação do público visitante. Nos quatro dias de evento cerca de 38.600 pessoas puderam conferir as novidades dos 440 expositores e, também, as atrações oferecidas, como Fórum Fispal Tecnologia, Demonstrador da Indústria 4.0, Lab de Soluções, Lounge Inovação e a Arena da Cerveja Artesanal - que foi realizada pela primeira vez. Apesar de não ter registrado um volume superior de visitantes na comparação com 2017, principalmente porque ocorreu em mês de Copa do Mundo e na semana em que aconteceu o jogo da Seleção Brasileira no mundial, a quantidade de representantes com poder de decisão de negócios das indústrias do setor de alimentação aumentou consideravelmente. “Eles foram atraídos pelo dinamismo da feira e, também, pela quantidade de inovações apresentadas”, diz Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions, empresa organizadora do evento. Em 2019, a Fispal Tecnologia, que completa 35 anos, ocorrerá entre os dias 25 e 28 de junho. A renovação de contrato dos expositores superou as expectativas da organização.

Como resultado deste interesse de profissionais com tomada de decisão pela feira, a Bramak, empresa especializada em máquinas envasadoras para a indústria de alimentos registrou salto significativo no volume de negócios. “Em 2017 vendemos uma máquina e, neste ano, contabilizamos a comercialização de seis”, comenta Felicio Granato, diretor Comercial da empresa. Outra companhia que comemora o bom desempenho é Beckhoff. De origem alemã e presente em 75 países, a companhia especializada em sistemas de automação industrial, mais uma vez obteve bons resultados em seu objetivo em fixar o valor da marca no setor. “Recebemos a visita de importantes parceiros comerciais interessados em soluções e podemos afirmar que este número foi tão expressivo como do ano passado”, diz Marcos Giorjiane, diretor da empresa. “O Fórum Fispal Tecnologia ajudou a fortalecer a imagem e o nosso relacionamento com os clientes”, comenta.

A Sunnyvale, especializada em desenvolvimento de soluções para automação e integração de sistemas, também comemora a presença de um público mais qualificado. “Ainda não verificamos o volume de negócios gerados, mas a interação mais aprofundada com os nossos parceiros ocasionará melhores resultados posteriormente”, conta João Fortes, Gerente de Produto da empresa que participa do evento desde sua primeira edição.

Retomada pela Informa Exhibitions nesta edição, a rodada de negócios também apresentou bom desempenho, com a movimentação de quase R$10 milhões em vendas de equipamentos. Em duas horas foram realizadas 89 reuniões que contaram com a presença de 15 expositores.

Arena da Cerveja Artesanal

Atenta a constante expansão do mercado artesanal de cervejas, a Informa Exhibitions trouxe pela primeira vez a Arena da Cerveja Artesanal – que consiste na apresentação de palestras com informações importantes acerca de como montar ou gerenciar uma fábrica artesanal de cerveja. Entre os conteúdos abordados estavam: gestão, diferencias de produtos, produção e ingredientes. Segundo Luis Fernando Amaro, do Instituto da Cerveja Brasil (ICB) parceiro da realização do projeto, o público superou as expectativas. “Foram mais de 100 pessoas visitantes por dia interessados em informações sobre mercado, produção e inovações disponíveis para este segmento”, revela. E não é para menos: o mercado de cerveja brasileiro produz anualmente 13 bilhões de litros e é considerado o terceiro maior do mundo. Neste contexto, a cerveja artesanal já representa 1% deste volume e 2,5% do faturamento total. Por causa do sucesso deste ano, a Arena da Cerveja Artesanal já está confirmada para a 35ª edição da Fispal Tecnologia que ocorrerá em 2019.

Fórum Fispal Tecnologia

Considerado um importante canal de conhecimento e já consagrado entre os visitantes, o Fórum Fispal Tecnologia contou com cerca de 500 pessoas nos dois dias de apresentações. Entre os temas de palestras que mais chamaram a atenção, destaque para os que abordaram a Indústria 4.0 e apontaram as mudanças que o setor de alimentos e bebidas estão passando para implantar este conceito de manufatura avançada. Neste ano, marcaram presença empresas como BRF, Nestlé, Coca-Cola, Bauducco, Heineken, Kraft Heinz, Tetra Park, entre outras. No próximo ano, o Fórum apresentará surpresas para comemorar os 35 anos da Fispal Tecnologia.

Demonstrador da Indústria 4.0

A parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) trouxe para SP Expo uma nova versão do Demonstrador da Indústria 4.0 que reuniu conceitos nunca antes aplicados em uma feira, como Digital Twin e Realidade Aumentada. O projeto recebeu a participação de muitos visitantes interessados em conhecer a futurística linha de produção que entregou uma lata de granola com muitas possibilidades de personalização.

Além de apresentar as inovações na manufatura, o IMT ofereceu aos representantes de micro, pequenas e médias indústrias de Alimentos e Bebidas a possibilidade de receber uma consultoria gratuita durante seis meses.  As empresas que receberam o apoio do Instituto na edição passada da Fispal Tecnologia, também estiveram no evento e puderam explicar mais sobre os benefícios decorrentes do atendimento.

Para o Professor Ari Costa, que esteve à frente do projeto, esta parceria de sucesso com a feira continuará com mais surpresas para a próxima edição. “Superamos nossa expectativa e recebemos diversos visitantes com bom nível de entendimento bem elevado da tecnologia. Além disso, cerca de 100 empresas se candidatam para receber a consultoria gratuita para solucionar seus problemas. Em 2019, voltaremos com um demonstrador ainda mais revolucionário”, conclui.

Atrações

Sempre atenta em proporcionar inovações e conteúdo que apresentam soluções para a indústria de alimentos e bebidas, a Fispal Tecnologia em parceria com ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) realizou o Lounge ABRE da embalagem onde foram realizadas diversas palestras pensadas justamente para trazer alternativas que geram mais produtividade para a indústria. Com duração de 20 minutos, as apresentações realizadas por fabricantes de matéria-prima, agências de design e entre outros, atraíram, nesta edição, uma média de 15 expectadores por palestra. Para Isabella Salibe, gerente Comercial e de Marketing, este número superou as expectativas. “Registramos uma média de 150 participantes por dia que foram atraídos principalmente porque os temas abordados são sensíveis às necessidades atuais da indústria, como, por exemplo, a busca por soluções em embalagens que visam a redução do desperdício”, comenta Isabella.

Outra atração que ganhou destaque durante os quatro dias da feira foi o Lounge Inovação idealizado pelo Instituto de Tecnologia SENAI. Nesta edição, os profissionais trouxeram 10 projetos de produtos inovadores à disposição para comercialização. De acordo com Estebe Ormazabal Insausti, diretor do Instituto, o número de projetos deste ano foi maior do que a edição passada. “Este aumento deve-se, principalmente, ao sucesso desta ação que foi realizada pela primeira vez em 2017. Ainda não fizemos o balanço, mas verificamos que a lista de empresas interessadas em adquirir estes produtos praticamente dobrou”, comemora.

O SENAI também levou o Lab de Soluções à Fispal Tecnologia. Esta ação que iniciou em 2017 tem como objetivo fomentar a inovação tecnológica e consiste em promover desafios que necessitam de soluções para alavancar a produtividade das empresas. Funciona da seguinte forma: quatro meses antes da feira, empresas acessam o site do Instituto e cadastram “um desafio” que deve ser resolvido por especialistas técnicos. “O número de cadastrados saltou de 10 em 2017 para 40”, revela Insausti.

Baixe aqui em .doc